Estamos voltando com este sabor, cuja origem é sul-africana, país sede da Copa do Mundo 2010. E você, já conhecia a Marula? Vamos falar um pouco dela...
A fruta pertence à família Anacardiaceae, a mesma da manga, castanha de caju e pistache.
A Marula (Sclerocarya birrea) (skleros: dura, karya: noz - referência ao miolo dentro da casca) é uma árvore de tamanho mediano, originária do bioma das savanas da África do Sul e da região da África oriental. A árvore pode atingir cerca de 10m de altura em baixas altitudes e pradarias abertas, típicas da savana.
A planta é dióica, ou seja, possui flores masculinas e femininas separadas. Assim, para que ocorra a frutificação, há necessidade do plantio de plantas femininas e masculinas no mesmo pomar.
Os frutos contém polpa suculenta, doce-acidulada e uma semente bastante conhecida pelo seu uso no licor da marca Amarula, produzido através da fermentação de seu suco. A distribuição das espécies através da África seguiu a migração do povo Bantu, por ter sido um importante item da sua dieta desde os primórdios.
O núcleo da semente é rico em proteína e gordura, com um sabor de nozes, e constitui uma boa fonte de alimentação se consumida diretamente.
Algumas curiosidades:
- O óleo de marula feito a partir do núcleo da semente, é usado na África como protetor antioxidante da pele.
- Pode ser usado na fabricação de combustível etanol.
- A casca da árvore pode ser usada no tratamento e na profilaxia da malária.
- O chá das folhas da marula pode ser usado no tratamento da má-digestão.
- A fruta da marula é também fonte de alimentação de vários animais na África meridional, como elefantes, javalis e macacos.
Fonte: Wikipedia e Portal Toda Fruta
Nenhum comentário:
Postar um comentário