quinta-feira, 27 de maio de 2010

Você conhece a Atemóia?

Atemóia ou Atimóia é uma fruta resultante do cruzamento da pinha ou fruta-d0-conde (clima tropical) com a cherimóia (clima sub-tropical), esta última encontrada na região andina e reconhecida internacionalmente por seu sabor.

A Atemóia é cultivada principalmente no sul e sudeste do Brasil, mas ela também é encontrada em outros estados como Bahia e Goiás.

É uma rica fonte de potássio, imprescindível para quem faz atividade física ou se preocupa em controlar a pressão arterial. É importante ressaltar que a atemóia chega a fornecer o dobro de vitamina C em comparação com a laranja. E as gorduras? ZERO! :)

Seu formato é semelhante ao da pinha e da graviola (com a casca rugosa) porém um pouco maior, podendo chegar a até 2Kg quando madura. Internamente possui uma polpa macia, esbranquiçada e com sementes pretas.

Seu sabor assemelha-se ao da pinha, porém levemente ácido. Ah sim, a Atemóia é da mesma família do Araticum, citado no post anterior. Mas prove as duas frutas e note a diferença!

Agora que você já conhece um pouco mais da Atemóia, quando vier à São Domingos, experimente! E depois conte para nós o que achou! :)

Fonte: Wikipedia, Portal Toda Fruta e Ceagesp

Nenhum comentário:

Postar um comentário